Utilidades

Caixas de transporte para gatos

Ao escolher uma caixa de transporte para seu gato, o melhor é buscar uma no padrão para viagens aceito pelas companhias aéreas.



A caixa de transporte é, antes de tudo, a segurança do seu gato na clínica ou em viagem!



Ela deve ser de material esterilizável e ter contenção para líquidos. Ou seja, deve ser de plástico, fibra de vidro ou outra fibra sintética e ter a parte inferior com as bordas da junção com a parte superior mais ou menos na metade da altura total da caixa. Isto evita escorrer para fora da caixa os dejetos líquidos (se o gato urinar, vomitar ou defecar fezes líquidas). A caixa deve ser prática para lavar, desmontável e com sistema de encaixe seguro e fácil. As maiores devem ter rodinhas.


A caixa tambem deve ter fendas/vigias de ventilação e porta com trava segura, cantos arredondados, assim como devem ser firmes as alças de suporte, adequadas ao tamanho/peso do gato a ser transportado. A altura e profundidade da caixa devem permitir que o gato mude de posição com facilidade se o desejar. As cias aéreas exigem que o gato (ou cão) tenha espaço para dar uma volta inteira, 360º com folga.


Evite transportar animais em caixas de madeira (ugh!) ou em gaiolas de arame (afff!). Nenhum bicho merece isso.


As de madeira guardam germes e bactérias, pois a madeira é porosa, se embebe de líquidos e não se pode esterilizar devidamente. Alem do que, se o gato urinar (na melhor hipótese), todo o líquido escorre pelas juntas dos encaixes e sob a porta. É nojento.


As gaiolas de arame deixam o gato totalmente exposto. Isto eleva o nível de estresse e se ele for submetido a uma situação que lhe cause muito medo pode ter complicações mais sérias. É cruel levar um gato para qualquer lugar em gaiolas deste tipo. O medo baixa a imunidade e ele ali, exposto, tambem pode pegar doenças e parasitas facilmente. Alem dos dejetos (se houverem) ali expostos, exalando, chamando moscas...


Para que levar o gato pra clínica em caixa de transporte? Para que não pegue doenças nem fuja devido ao stress, em primeiro lugar. Em segundo lugar, para que ele tenha um conforto mínimo, seguro, "escondido", em um lugar reservado e de onde ele pode ver sem quase ser visto. Afinal, seu gato merece ser tratado com dignidade!


Bom, eu tenho caixas de vários modelos e marcas diferentes daqui e de fora. Posso garantir, sem sombra de dúvida que a melhor delas é a pet voyageur, importada, feita de policarbonato, e quando vazia (tamanhos 100 a 300), uma criança pode levantá-la com o dedo mínimo - é super leve! E super resistente! Tenho 4 dessa marca de tamanhos diferentes, a mais antiga tem 15 anos e a mais nova tem 4 anos. Já viajaram o Brasil transportando gatitos para vários estados e voltaram via correios ou transportadoras. Inteiras, prontas pra outras tantas viagens.


Já as de fibra de vidro... são pesadonas, tchê! Voce tem que estar em forma para carregá-las vazias(!), que dirá com gato dentro.


As de plástico, algumas de material reciclado, são as menos resistentes. Uma queda ao chão pode rachar ou mesmo quebrar o plástico, vazia ou com o passageiro dentro - que tal?


Muito cuidado na escolha da caixa, agora que vc já viu o quanto é importante!




***********************************

Coleiras para gatos

A gente vê é coisa nessa vida! E pra vender, vc pode acabar comprando poodle por gato, é verdade!

A T E N Ç Ã O! Se vc acha bonitinho ou tem necessidade de por uma coleira em seu gato, lembre-se: gatos sobem em árvores, estantes, armários, postes, etc. Cães não costumam fazer estas artes (fazem muitas outras, claro!).
POR ISSO.... A COLEIRA PARA GATO TEM QUE TER PELO MENOS 1 CM DE ELÁSTICO!!!!!
Se não tiver elástico, é coleira para poodle, york e cia. Mesmo que lhe digam o contrário. Vendedor quer vender, ou pode não saber a diferença.

ENTENDIDOS? Então ótimo, está tudo bem!





***********************************



Por que castrar/esterilizar seu gato

Esterilize (castre) seu gato macho ou femea, isso evita cios e ninhadas indesejadas, piometra, fora a diminuição dos riscos de tumores, além do risco de saírem às ruas e entrarem em brigas, contraindo doenças, ferimentos ou se perderem. Muitas doenças ainda não têm cura, como FIV, FeLV e PIF.


Não há lares para todos os gatinhos que nascem; muitos morrem à míngua nas ruas de fome, frio e doentes.